Aulas de Violão - Teoria Básica

O que é a música???
É a arte universal de combinar os sons. É a maneira de se expressar através de melodias. Aliás, a Música é a primeira das sete artes universais. Desde seus primeiros passos, ela se valeu do desejo íntimo dos músicos para exportar as suas faces interiores, como se nela, o homem revelasse seu interior.
Tudo que podemos ouvir são sons; uma buzina, um grito, um trovão, uma madeira sendo arrastada, etc. Quando selecionamos sons de forma harmônica, estamos transformando esses sons em melodia, ou seja, música.
Os sons podem ser divididos em duas categorias:
Sons tonantes: são sons com variação de tonalidade entre grave e agudo, como os produzidos por instrumentos musicais.
Sons não tonantes: são sons que não tem essa variação e produzem sons simples como qualquer barulho.
OBSERVAÇÕES:
a) Embora seja considerado um instrumento musical, a bateria e os instrumentos de percussão não produzem tonalidade. Eles são usados para dar ritmo ? música.
b) A voz humana é considerada o instrumento mais complexo, pois produz sons tonantes ou não.
Notas Musicais
Notas musicais são sons tonantes organizados em uma escala muito conhecida; DÓ, RÉ, MÍ, FÁ, SOL, LÁ e SÍ. Estas são as famosas notas musicais básicas. Executar uma música é, portanto, selecionar estas notas numa melodia.
Para simplificar a nomenclatura, representamos estas notas por letras. Veja abaixo:
Clique em cima da imagem para ampliar!
Sustenido e Bemol
Durante muito tempo essas notas musicais eram soberanas. Entretanto, notava-se que havia variação sonora entre algumas dessas notas, até que mais tarde surgiram os MEIO-TONS que preenchem justamente esses espaços, que na verdade, tornar-se-iam notas.
Só que, ao contrário de serem nomeados por outros nomes, esses meio-tons foram chamados de acordo com as notas próximas a eles pela relação sustenido e bemol.
Saibamos primeiro, entre quais notas existem esses meios-tons (aqui representados pelas lacunas):

__? ? A? ? __? ? B? ? ? C? ? __? ? D? ? __? ? E? ? ? F? ? __? ? G? ? __
Portanto entre SÍ e DÓ e MI e FÁ não há meio tom.
Cada espaço desses, que é uma nota, recebe dois nomes pela relação sustenido-bemol:
Sustenido (#) é o nome do meio-tom com relação ? nota que está ? sua frente.
Bemol (b) é o meio-tom posicionado um espaço antes da nota.
Assim, dizemos que o espaço entre as notas C e D tem um meio-tom, portanto, uma nota que recebe dois nomes pela relação sustenido e bemol. Observe como ficará essa nota:
Esse meio-tom tem dois nomes; DÓ SUSTENIDO (pois está meio-tom ? frente de C) e RÉ BEMOL (por estar meio-tom antes de D). Assim chamamos esta nota: C# ou Db. O mesmo acontece com todos os meio-tons existentes (A# e Bb, D# e Eb, F# e Gb, G# e Ab). Não são dois meios-tons num espaço só. É um meio-tom em cada espaço e dois nomes para cada meio-tom.
A escala das notas é contínua, ou seja, depois da última nota, volta para a primeira, obedecendo ? seqüência das notas.
Tons e Acordes
ACORDE é uma base harmônica formada por notas para acompanhamento musical. Unindo no mínimo três notas que tenham relação entre si, obteremos um acorde. Se juntarmos, por exemplo, as notas C, E e G teremos então um acorde que, por ocasião será o acorde de DÓ MAIOR (C). Para isso, há uma escala de notas para cada acorde onde serão extraídas as notas para os determinados acordes (maiores, menores e dissonantes).
TOM ou TONALIDADE refere-se a uma escala de valores que selecionam os acordes que tenham relação entre si para formar a seqüência deles nas músicas. Por exemplo, cada acorde tem uma escala onde se encontram as notas que tem relação com ela, essas notas são como seus parentes (notas primas) e a partir dessa escala, formam-se os acordes relativos ? sua tonalidade. Trataremos disso em um capítulo posterior “Noções básicas sobre escalas e formação de acordes”.







Esse curso de violão foi desenvolvido por Violão Brasil, todos os direitos reservados!

0 comentários:

Postar um comentário